Cronograma de estudos – Como montar / fazer o seu

Cronograma de estudos - Como montar / fazer o seu

Montar um cronograma de estudos, ou plano de estudos, é a melhor estratégia para organizar o tempo, manter as disciplinas em dia e conseguir absorver melhor os conteúdos.


Isso porque, estudar nem sempre é uma tarefa simples, é uma atividade que demanda muito empenho, estratégia e organização. Portanto, buscar formas de otimizar a aprendizagem é importante.

E se você pretende um dia fazer intercâmbio de graça, você vai precisar estudar, não dependa apenas de agências de intercâmbio.

Então, o plano de estudos traz esse “Norte” que os estudantes precisam, garantindo que o seu estudo se torne o mais bem direcionado e produtivo possível.

Outro detalhe importante, é que para conseguir uma vaga no programa Jovens Embaixadores, você vai precisar de boas notas.

No entanto, como montar esse cronograma para estudar? Para lhe ajudar, hoje separamos algumas dicas muito importantes. Vem com a gente e confira!

O que é o cronograma de estudos

Então, antes de você efetivamente montar o seu plano de estudos ou cronograma, vale a pena entender do que ele se trata.

Sendo assim, ele pode ser conceituado facilmente como um planejamento da sua rotina de estudos, onde está determinado os horários que você vai estudar, bem como o que estudar.

Apesar de parecer uma estratégia meio boba de aprendizagem, o plano de estudos é muito importante, pois ele direciona melhor as etapas da aprendizagem, mostrando o que é necessário estudar e revisar.

Logo, sem esse cronograma, o estudo pode acabar se tornando desorganizado e desmotivador, onde o aluno não sabe exatamente em que ponto parou das disciplinas, o que precisa ser visto ou revisto, por exemplo.

Afiar seus estudos pode lhe trazer grandes conquistas, desde uma bolsa de estudos em Portugal, até uma vaga no programa Becas Santander.

Como montar o cronograma de estudos 

Conheça bem a sua rotina

Conhecer bem a sua rotina é a chave para conseguir montar um plano de estudos realmente eficiente e que vai trazer resultados.

Afinal de contas, ele vai corresponder ao seu dia a dia e precisa ser estruturado de acordo com as suas particularidades, em especial com base no tempo que você tem.

Então, faça uma análise das suas demandas do cotidiano, em quais horários elas devem ser feitas e veja qual é o tempo disponível que você tem para estudar.

Logo, a dica é que você monte a sua rotina em uma espécie de planilha do Excel, para facilitar a visualização dos horários. Caso prefira, utilize a tecnologia, como aplicativos de estudos, tal como o Trello, por exemplo.

Liste as disciplinas e os conteúdos a serem estudados

Em seguida, após ter uma visão realista da sua rotina, você deve listar as disciplinas e os conteúdos a serem estudados, seja para uma prova de concurso ou vestibular.

Vale lembrar que essa força tarefa nos estudos pode você conseguir fazer intercâmbio na faculdade.

Para tal, faça uma consulta no material que você já tem ou mesmo um edital para entender o que será cobrado, aquilo que é mais importante, o que você tem pouco domínio ou mais domínio, etc.

Dessa maneira, a etapa seguinte para montar o seu cronograma de estudos é estabelecer aqueles assuntos que precisam de mais atenção, considerando as suas dificuldades.

A princípio, essa é a etapa mais chata do planejamento, mas ela faz muita diferença, por isso anote tudo para que o seu estudo seja o mais produtivo possível.

Defina bem os horários

Para ser aprovado, seja em concursos ou vestibulares, você precisa ter uma rotina bem definida de horários de estudos. Afinal, são nesses horários que você vai sentar, estudar e absorver todo o conhecimento necessário para ser aprovado.

Então, tendo uma visão ampla da sua rotina e das disciplinas, você deve organizar os horários em que você vai estudar, optando por fazer isso naqueles momentos em que você tende a ser mais produtivo.

A nossa dica mais importante aqui é que você não exagere nos estudos contínuos e sem pausa.

De acordo com os especialistas, o ideal é que o cronograma de estudos tenha períodos de 2 horas seguidas, onde você deve intercalar com momentos de descanso.

Dessa maneira, você evita que o seu cérebro fique sobrecarregado, situação essa que diminui a produtividade e o aproveitamento.

Faça uso de recursos variados para estudar

Além de ter todo o conteúdo da disciplina a sua disposição, no cronograma de estudos você deve ainda diversificar as formas de assimilar o conhecimento.

Isso porque, o objetivo deve ser tornar a aprendizagem um momento mais dinâmico e interessante. Então, inclua no seu planejamento também:

  • Exercícios para testar o conteúdo estudado;
  • Aulas em vídeo com explicações;
  • Documentários sobre os assuntos ou podcasts;
  • Quizzes das disciplinas, etc.

Tenha momentos para fazer simulados

Outro detalhe muito importante que você não deve deixar de elencar no seu planejamento de estudos são os momentos para a realização dos simulados.

Assim com os exercícios, é durante o simulado que você consegue perceber que realmente aprendeu o conteúdo e pode assim partir para as próximas disciplinas.

Então, o ideal é que você tenha um horário para fazer mensalmente pelo menos um simulado. Essa é uma excelente forma de testar seus conhecimentos e treinar o tempo para a resolução da prova.

Alterne entre as disciplinas

No momento de montar seu cronograma de estudos você deve buscar alternar entre as disciplinas, evitando assim passar longos períodos estudando um mesmo conteúdo ou matéria.

Isso porque, dedicar todo o seu tempo de estudo para um único assunto pode tornar o processo de aprendizagem bem mais difícil e cansativo.

Dessa forma, a nossa dica é que você alterne, com isso as suas sessões de estudos vão se complementar da melhor forma possível, sem que isso lhe leve à exaustão.

Descanse

Por fim, inclua também no seu cronograma de estudos os momentos para descanso. Afinal de contas, ter uma boa noite de sono faz muita diferença na produtividade dos estudos no dia seguinte.

Além disso, não se esqueça de estabelecer também os momentos de lazer, com atividades que você gosta. 

Ora, cuidar da saúde mental e física faz total diferença quando se tem o objetivo de conseguir uma boa nota em uma prova. 

Conclusão

Agora você já sabe como montar o cronograma de estudos e a nossa última recomendação é que você revise seu planejamento sempre, fazendo as alterações que forem necessárias durante a sua jornada. Além disso, siga-o corretamente, sem desculpas.

Com o foco nos estudos, será mais fácil conseguir uma carta de recomendação para conseguir uma boa vaga de emprego, ou bolsa de estudos.

Com certeza todas essas dicas farão com que você consiga ter o bom desempenho desejado, seja em prova de vestibular, concurso ou qualquer outra avaliação.