Bolsa de Estudos em Portugal Para Brasileiros 2023 / 2024

Bolsa de Estudos em Portugal para Brasileiros 2023 / 2024

Para quem deseja encontrar bolsa de estudos em Portugal para 2023, prepare-se! Portugal é um dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros que desejam realizar intercâmbio.


Além de ser um país riquíssimo em cultura e pontos turísticos, apresenta ensino de qualidade e custo de vida baixo em comparação com outros destinos europeus. 

Se você está em busca de bolsas de estudo em Portugal saiba que o país oferece boas oportunidades de estudo para quem deseja ingressar em um curso de graduação, pós-graduação ou mesmo mestrado. 

Neste post mostraremos como funciona o intercâmbio no país e como ter acesso às bolsas de estudo para que você possa estudar em Portugal de graça.

E caso consiga estudar por lá, você anda pode tentar um trabalho de verão ou como geralmente é conhecido, Summer Job.

Mas antes vamos entender…

Estudar em Portugal 2023 / 2024

Ao escolher Portugal como destino para realizar intercâmbio, os brasileiros têm acesso a vários benefícios, entre eles: 

  • Idioma português: apesar de ter diferenças em relação ao português do Brasil é bem parecido e por isso torna mais fácil a comunicação e acesso aos cursos; 
  • Ensino de qualidade: Portugal possui inúmeras universidades de qualidade, as quais estão entre as melhores do mundo, por isso é uma ótima oportunidade para crescer profissionalmente; 
  • Qualidade de vida: o país possui vários pontos que permitem que os intercambistas tenham uma boa qualidade de vida, como custo barato, variedade de frutas, transporte e saúde pública acessível; 
  • Clima ameno: em comparação com outras nações europeias Portugal possui um clima mais agradável, com verões e invernos leves. 

Quais as opções de ensino em Portugal? 

No país há três opções para intercambistas brasileiros estudarem. Vamos conhecer cada uma delas. 

Ensino técnico 

Em Portugal existem 126 instituições de ensino que oferece cursos técnicos. Os brasileiros podem realizar os cursos, mas é necessário estar no país para ingressar nas escolas. 

Além disso, os estudantes precisam realizar a equivalência do Ensino Médio cursado no Brasil para verificar se estão qualificados a realizar esse tipo de curso. 

Graduação 

Existem mais de 700 cursos de graduação nas universidades de Portugal. Cada instituição tem um processo seletivo diferente, no entanto para ingressar é preciso apresentar certificado de conclusão do Ensino Médio equivalente ao de Portugal. 

Para que o aluno seja aprovado deve passar na soma da média do Ensino Médio.  Outra maneira de estudar em um curso de graduação é por meio da realização do Enem. 

Pós-graduação 

Esse tipo de curso compreende especialização, mestrado e doutorado. Para ingressar nele é necessário seguir as regras das universidades, que lançam critérios em seus editais, além de apresentar histórico escolar e carta de recomendação. 

Como conseguir bolsa de estudos em Portugal? 

É possível obter bolsas de estudo em Portugal por meio de instituições financeiras que podem tanto oferecer bolsas parciais ou integrais. Vamos conhecê-las. 

Universidades 

Existem universidades portuguesas que contém programas de bolsas internas, estas podem envolver tanto a isenção do pagamento quanto ajuda financeira e hospedagem gratuita. 

As regras para participar vão depender de cada instituição. Geralmente elas são divulgadas pelos Serviços Sociais das universidades, por isso quando selecionar a instituição que irá estudar deve buscar o órgão e se informar sobre as regras de participação no programa de bolsas para estudantes estrangeiros. 

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

A FCT é um dos órgãos que mais oferece bolsas de estudo e pesquisa em Portugal. Anualmente ela realiza concursos para que estudantes enviem projetos com o intuito dos melhores serem selecionados. 

Ela oferece bolsas de graduação, mestrado e doutorado, sendo que os aprovados podem receber de 1064 euros a 1600 euros. As inscrições são abertas no começo de cada ano e para participar é necessário realizar a apresentação de currículo acadêmico, experiência profissional e seu projeto. 

Outra opção é o concurso para Bolsas de Licença Sabática que é direcionada a cursos de doutorado em regime de licença sabática, para que sejam realizadas investigações em universidades estrangeiras. Para isso é necessário ter autorização da instituição que o estudante tenha contrato. 

Consulado Geral de Portugal 

Esse órgão oferece a bolsa de estudo Luso-Brasileira da Fundação CAPES. Para adquiri-la é necessário solicitar ao órgão um formulário CAPES para se candidatar. 

Essa bolsa é válida para cursos de doutorado, PDSE (Doutorado Sanduíche no Exterior), AEX (Apoio a Eventos no Exterior), estágio sênior, programa de áreas estratégicas, pesquisa pós-doutoral e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. 

Por meio da bolsa CAPES é oferecida uma ajuda de custo que pode ser a partir dos 1.300 euros. Para ter acesso a ela é necessário apresentar os documentos solicitados, um projeto de trabalho e uma carta que comprove que o estudante é um investigador ou que seu projeto foi aprovado por uma universidade portuguesa. 

Bolsa de estudos em Portugal 2023 / 2024

Se você está ansioso para estudar em Portugal e quer aproveitar para se candidatar a bolsas de estudo em 2022, confira os programas que se encontram em aberto: 

Bolsas Criar Lusofonia 2023 

O prazo para se inscrever nessa bolsa é de 16 de outubro a 16 de novembro. Ela é oferecida pelo Centro Nacional de Cultura

Todos os cidadãos pertencentes aos países da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa podem participar, inclusive o Brasil. Essa bolsa tem o intuito de atrair escritores e pesquisadores de língua portuguesa para produzirem uma obra que será divulgada no espaço lusófono. 

Bolsa Erasmus para Portugal

O programa Erasmus oferece bolsas pela União Europeia que dão a oportunidade de estudar em diferentes países europeus, entre eles Portugal. As bolsas tem duração de um a dois anos e são direcionadas a cursos de mestrado. 

As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de janeiro de 2021. 

Neste post você pode perceber que existem boas oportunidades de bolsas de estudo em Portugal. Elas são oferecidas para cursos universitários, mestrados e doutorados e tem como intuito o desenvolvimento profissional de jovens estrangeiros. 

Além dos programas que citamos outros que existem, mas que no momento ainda não abriram oportunidade são: Santander Universidades e Programa Líderes que oferecem bolsas de estudo gratuitas e também outras instituições como Fundação Luso-Americana, Fundação do Oriente, Comissão Colouste Gulbenkian, Fundação Cidade de Lisboa, Instituto Camões, Fundação Eugénio de Almeida, Fundação Rotária Portuguesa e Fundação Millennium BC. 

É importante ficar atento e visitar os sites dessas instituições para conferir como funciona o processo seletivo e quais são os requisitos para se candidatar. Dessa forma você pode se preparar e assim ter a chance de estudar em Portugal.

Outra maneira de conseguir uma oportunidade em Portugal, é através das bolsas de estudos Santander.