Intercâmbio Voluntário 2023 / 2024

intercâmbio voluntário

Você já ouviu falar de intercâmbio voluntário? Trata-se de realizar intercâmbio com trabalho voluntário, em que você viaja para outro país a fim de auxiliar ONGs ou instituições que protegem e acolhem pessoas, animais e a própria natureza. 


Durante essa experiência você tem a oportunidade de conhecer melhor a cultura da nação que está visitando, aprender uma atividade diferente e o melhor de tudo tem a chance de prestar ajuda a quem está precisando. 

Neste post vamos te mostrar o que é o intercâmbio voluntário, como funciona, seu preço e agências que oferecem esse serviço. 

Intercâmbio Voluntário o Que é

É uma viagem que tem como intuito prestar ajuda a um projeto social, dando a chance de você imergir na cultura do país escolhido e auxiliar pessoas, animais e lugares que necessitam de diferentes serviços.

Esse tipo de intercâmbio é ideal para aprender inglês. Seja no Canadá, Estados Unidos, Europa e etc. Vale lembrar que essa modalidade não se encaixa no que chama de intercâmbio grátis

Intercâmbio Voluntário Como Funciona

intercâmbio voluntário como funciona

Para realizar o intercâmbio voluntário é preciso que você realize algumas etapas. Vamos mostrar cada uma delas para que você possa visualizar melhor como funciona esse tipo de experiência. 

Escolha o país em que deseja fazer intercâmbio voluntário 

Primeiramente você deve escolher o país para o qual deseja realizar o intercâmbio voluntário. Existem várias opções, sendo que os países do continente africano estão entre os que mais precisam desse tipo de ajuda, além de países pobres da América do Sul, incluindo o Brasil e Ásia. 

Selecione o projeto que deseja participar 

Depois de selecionar o lugar você deve eleger o projeto que pretende participar. Uma dica legal é escolher o trabalho que mais tem a ver com você. 

Existem diferentes tipos de trabalho voluntário como projetos de proteção a animais, sejam domésticos, resgatados ou extinção. Você também pode auxiliar orfanatos, lares de idosos ou mesmo atuar em projetos de empoderamento feminino, no caso de mulheres que foram vítimas de violência doméstica. 

Outro tipo de intercâmbio voluntário são projetos que visam ajudar causas ecológicas e atuar em hospitais e clínica como médico voluntário ou acompanhante. 

Se você sabe tocar algum instrumento ou é bom em esportes pode participar de projetos em que pode dar aulas de música e educação física. Ou se é um usuário assíduo da internet ajudar a divulgar os projetos por meio da divulgação das instituições pelas redes sociais. 

Defina o tempo do intercâmbio voluntário 

Você também deve determinar o tempo que se dedicará a essa experiência, sendo que o período mínimo é de duas semanas, mas em geral pode durar de um a três meses. Tudo vai depender de sua disponibilidade tanto de tempo como financeira. 

Intercâmbio Voluntário Preço

Apesar de você realizar um trabalho voluntário durante o intercâmbio ele é pago, pois a intenção é que você ajude as instituições que estão promovendo os projetos, por isso deve pagar sua viagem, hospedagem, alimentação e outras necessidades que você pode vir a ter durante a experiência. 

O valor vai depender do local que você está se dirigindo, por isso é bom verificar o custo de vida da cidade que você escolheu e também se você vai contratar uma agência para contar com toda a assistência necessária ou se vai viajar por conta própria. 

Mas em geral o valor pode variar como: 

  • R$16800 para intercâmbio voluntário de três meses na Cidade do Cabo (África do Sul) para fazer ajudar um orfanato com direito a traslados, café da manhã e jantar, hospedagem, sem a inclusão de passagem aérea, almoços, seguro viagem e outras taxas; 
  • R$8500 para intercâmbio voluntário de três meses em Arequipa (Peru) para ajudar uma escola infantil com os mesmos direitos da opção anterior.

Agências De Intercâmbio Voluntário

Existem algumas agências de intercâmbio voluntário que podem auxiliar você a ter uma experiência mais segura, contando com assistência, capacitação e organização da viagem. Vamos conhecer algumas das agências mais conhecidas. 

Exchange do bem

É uma agência especializada em intercâmbio voluntário e que oferece mais de 70 opções em países na África, Ásia e América Latina. Algo interessante é que a Exchange do bem oferece cursos online para capacitar seus voluntários, assim eles podem realizar os trabalhos com mais segurança. 

Rotary

Essa agência trabalha há 110 anos com intercâmbio voluntário, tendo como objetivo unir pessoas de diferentes culturas e ajudar a combater problemas sociais. Entre seus objetivos estão: promover a paz, combater doenças, dar acesso a água limpa, proporcionar saúde para mães e filhos, apoiar a educação e auxiliar o desenvolvimento econômico. 

AIESEC

Ela oferece o programa Voluntário Global que proporciona experiência voluntária em ONGs, escolas e fundações em vários países do mundo. Por meio dessa iniciativa os voluntários podem trabalhar em projetos que duram entre 6 e 8 semanas. Um requisito fundamental é que os participantes devem ter de 18 a 30 anos. 

Volunteer Vacations

Essa agência realizou parcerias com várias ONGs ao redor do mundo a fim de proporcionar diferentes experiências voluntárias. 

Ela cuida de toda a burocracia e auxilia os participantes a terem uma experiência única em que além de ajudar terão a oportunidade de conhecer a cultura e apreciar as belezas locais do país que estão visitando. As viagens geralmente tem duração de um mês. 

Worldpackers

É uma plataforma colaborativa que oferece oportunidade de intercâmbio voluntário em mais de 170 países. Participando de seus programas você pode auxiliar hostels, pousadas, ONGs, comunidades e projetos ecológicos. 

O melhor de tudo é que você tem direito a hospedagem e alimentação grátis, entre outros benefícios. 

CI Intercâmbios

É uma agência de intercâmbio geral, tendo opções de cursos, trabalhos, entre outros. No entanto a CI também conta com intercâmbio voluntário, dando a oportunidade para você realizar trabalhos com animais, conservação do meio ambiente ou atividades humanitárias. 

Por meio da CI também é possível estudar um idioma juntamente com a experiência de intercâmbio voluntário. 

Essa agência oferece seleção e triagem do projeto para realizar o programa, colocação no projeto escolhido, hospedagem e refeições, transfer de chegada, suporte local 24 horas, treinamento, doação para o projeto escolhido e certificado de participação. 

Neste post você viu como o intercâmbio voluntário pode dar uma experiência única a você e como funciona para participar do mesmo. 

Agora que você conhece melhor o intercâmbio com trabalho voluntário é só você escolher a agência que mais lhe agradou e então selecionar o projeto que mais combina com você. 

Dessa forma você poderá não só estar ajudando alguém que precisa como ter uma experiência única e que enriquecerá seu currículo e sua vida.