Buscando sua viagem...

Visto – O que é e para que serve?

Muitos países exigem o Visto para a entrada em seu território. Para outros, este documento não é necessário. O Visto é um documento emitido por um país dando à pessoa a permissão para entrar em seu território por certo período de tempo e para certas finalidades. Geralmente, os Vistos são carimbados ou anexados ao passaporte do destinatário. Lembrando que você pode tira esse importante documento com o auxílio de alguma agência de intercâmbio.

É muito importante entender que, ao entrar em um país sem um visto válido, isenção válida ou realizar atividades não cobertas por um Visto (por exemplo, trabalhar com um Visto de turismo), a pessoa torna-se automaticamente um imigrante ilegal, geralmente sujeito à deportação ao seu país natal. Muitas vezes, com a deportação, a pessoa não poderá mais entrar no país de destino ou poderá fazê-lo depois de um grande período de tempo.

Como retirar o Visto

Para retira o Visto, é necessário agendar uma entrevista na embaixada ou no consulado do país de destino. Para certos países, como Estados Unidos, muitas vezes é comum encontrar filas ou tempo de espera bem extenso, dependendo da época do ano.

Documentação necessária para retirar o Visto

Cada país possui a sua lista própria de documentos obrigatórios. Busque se informar no site do consulado ou embaixada do país de destino. Há também os documentos recomendados – que não são obrigatórios, mas podem fazer a diferença na hora do país autorizar a sua entrada.

Tipos de vistos

Conheça os principais tipos de Vistos existentes entre os principais países:

Trânsito: É válido durante até três dias, ao passar por um país rumo à outra localidade.

Turista: É destinado a período limitado de viagem a lazer, sem a pessoa faça atividades de negócios.

Negócios: Cedido apenas em casos de negócio no país estrangeiro.

Estudante: Permite ao estudante estudar em alguma instituição no país estrangeiro.

Diplomático: Dá à viagem status oficial e normalmente só está disponível aos portadores de passaportes diplomáticos.

Jornalista: É necessário que o jornalista, pessoa que de fato tenha esta ocupação obtenham um ao viajar às suas respectivas organizações de notícias.

Noivo (a): É oferecido por tempo limitado, antes da data de casamento. A pessoa precisa comprovar um relacionamento com outra pessoa do país de destino – por exemplo, um brasileiro que deseja casar-se com uma americana.