Melhores faculdades do Brasil 2022 / 2023 – Públicas e Privadas

Melhores faculdades do Brasil 2022 / 2023 - Públicas e Privadas

É natural que exista a dúvida sobre quais são as melhores faculdades do Brasil. Isso porque, todo estudante quer fazer a sua graduação ou pós-graduação em uma instituição de ensino referência, não é mesmo?


Então, para te ajudar a tomar conhecimento sobre as melhores instituições de ensino superior existentes e que são conhecidas pela excelência no ensino, trazemos aqui uma lista das públicas e privadas.

Fazer parte de alguma dessas universidades pode trazer dezenas de benefícios, como ótimas cartas de recomendação ou até mesmo a disponibilidade de fazer intercâmbio na faculdade.

Melhores faculdades do Brasil públicas

Vamos começar falando sobre as instituições de ensino pública e que são consideradas pelo MEC (Ministério da Educação) as melhores do Brasil. 

USP (Universidade de São Paulo)

A Universidade de São Paulo (USP) é conhecida por sempre liderar o ranking das melhores faculdades do Brasil.

Então, essa instituição de ensino foi criada em 1934 e está presente em São Paulo. No total, a USP conta com 7 campus e mais de 45 unidades espalhadas por todo o estado.

Sendo assim, ela tem cursos em áreas diversas, desde exatas até biológicas. No total, são cerca de 270 graduações disponíveis.

Portanto, a USP tem hoje mais 75 mil alunos e um corpo docente com mais de 5 mil professores.

Além desses detalhes mais técnicos, a USP é também conhecida por ter uma excelente infraestrutura, sendo considerada até mesmo a instituição com maior complexo esportivo estudantil da América Latina.

Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

A Unicamp possui a sua sede na cidade de Campinas, no interior de São Paulo e possui uma rede de ensino grande, com 10 institutos, além de mais de 13 faculdades distribuídas por todo o estado de São Paulo.

Alguns dados dessa universidade são de impressionar, como:

  • 99% dos professores possuem doutorado;
  • 8% das pesquisas do Brasil são produzidas por lá.

Hoje todos os cursos oferecidos pela Unicamp possuem nota 4 pelo MEC e por ano são formados mais de 2 mil estudantes.

Além disso, a infraestrutura é outro ponto, pois é uma instituição completa e que impressiona. 

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro também entra nessa lista de melhores faculdades do Brasil e a razão para isso é que a instituição tem mais de 130 cursos de graduação, distribuídos em suas mais de 20 unidades.

Então, hoje a sede principal da UFRJ está localizada em Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, e ela, obviamente, conta com uma infraestrutura completa, disponibilizando até mesmo alojamentos para os estudantes.

Assim como boa parte das universidades citadas aqui, a UFRJ oferece bolsa para os alunos, o objetivo é incentivar a permanência deles na graduação.

UNB (Universidade de Brasília)

A UNB foi criada em 1962 e é considerada uma das melhores instituições de ensino superior. 

Dessa maneira, obviamente ela tem motivos para isso. Para começar, conta com mais de 20 centros de pesquisas. No total, são cerca de 190 cursos ofertados e mais de 25 mil alunos com matrícula ativa.

Além disso, a UNB tem cursos de pós-graduação e que são conhecidos por terem uma grande produção de pesquisas científicas. 

No mais, nesta lista de melhores faculdades do Brasil públicas ainda vale citar:

  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais);
  • UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul);
  • UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho);
  • UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina);
  • UFPR (Universidade Federal do Paraná);
  • UFPE (Universidade Federal de Pernambuco);
  • UFC (Universidade Federal do Ceará);
  • UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos);
  • UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Melhores faculdades do Brasil privadas

Agora se você quer conhecer as melhores faculdades privadas do Brasil avaliadas pelo MEC, aqui está uma lista daquelas que são consideradas excelentes.

PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

A PUC-Rio é uma instituição de ensino superior que está localizada no Rio de Janeiro, no bairro da Gávea, e é uma das universidades referências no curso de Direito.

No entanto, ela tem uma boa infraestrutura para outras áreas também, como ciência e tecnologia, além da saúde. Além disso, a PUC-Rio é conhecida por possuir parceria com universidades estrangeiras.

FAS (Faculdade Ari de Sá)

Uma das melhores faculdades do Brasil do setor privado é a FAS, localizada no estado de Fortaleza e que hoje conta com excelentes bolsas de estudos para quem deseja ingressar em um curso superior ou pós-graduação.

Apesar de não ser uma instituição de ensino tão grande, a FAS se destaca por promover um ensino de excelência, com professores capacitados.

EESP (Escola de Economia de São Paulo)

Como o nome já deixa claro, o foco da EESP é a área da economia, assim é natural que ela tenha um corpo docente extremamente qualificado e muitos professores que trabalham diretamente no mercado financeiro.

Então, quanto a sua estrutura, ela oferece aos estudantes salas confortáveis, além dos recursos multimídias para que as aulas sejam mais dinâmicas e eficazes.

Para além do curso de economia de graduação, por lá você consegue cursar também a especialização na área.

Mackenzie (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

A Mackenzie também é uma das instituições privadas de ensino considerada uma das melhores faculdades do Brasil, formando todos os anos profissionais altamente capacitados para o mercado de trabalho.

Portanto, é uma universidade que tem cursos bem avaliados e nas mais diferentes áreas. Para ingressar, é preciso passar pelo vestibular próprio da instituição.

Então, a sede fica em São Paulo e a Mackenzie oferece toda a estrutura necessária para que os alunos possam aprender.

Além dessas, outras fazem parte da lista de melhores faculdades do Brasil no setor privado, sendo elas:

  • PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul);
  • UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos);
  • UCS (Universidade de Caxias do Sul);
  • UCD DF (Universidade Católica de Brasília);
  • UNIFOR CE (Universidade de Fortaleza);
  • UNINOVE (Universidade Nove de Julho).

Conclusão

Agora você já conhece as melhores faculdades do Brasil, tanto no âmbito público quanto privado. Portanto, é o momento de conhecer a estudar para conseguir uma vaga.

Isso porque, por serem as melhores instituições de ensino, naturalmente elas possuem uma alta concorrência, o que requer que o aluno estude de forma intensa para ter a aprovação desejada.