Ivy League – O que é e quais são as instituições que fazem parte

Ivy League - Quanto Custa, Como Entrar, O que é, Universidades

Você tem o sonho de estudar no exterior? Então, com certeza você já deve ter lido ou ouvido por aí sobre a Ivy League. Afinal de contas, estudar nessas instituições de ensino é o sonho de muitas pessoas.


E algumas deles oferecem bolsas para estudar no exterior.

Isso porque, se trata de universidades e faculdades cheias de tradição e que são referências no ensino. Inclusive, várias personalidades se formaram nelas, como presidentes e fundadores de grandes empresas.

No entanto, você sabe do que ela se trata e conhece as 8 faculdades que compõem a Ivy League? Então, aqui você vai entender mais sobre. Confira abaixo!

O que é a Ivy League

Em suma, este termo indica as universidades dos Estados Unidos que possuem um alto nível acadêmico e que são referências de ensino. Então, hoje o grupo é constituído por 8 instituições, que representam a elite das universidades dos EUA.

Vale a pena ficar atendo às bolsas de estudos do Santander (Becas), pois você pode achar uma oportunidade em algumas delas.

Inicialmente, o termo fazia referência aos esportes, onde as equipes esportivas eram bastante reconhecidas e isso levou ao aumento expressivo dos patrocínios. 

Dessa maneira, os patrocínios melhoraram não apenas os esportes da “liga”, como são chamadas essas instituições, mas também os cursos de graduação e pós-graduação.

Então, hoje as faculdades que compõem esse grupo são as que mais recebem recursos financeiros. Algumas delas recebem anualmente doações de mais de US$ 35 bilhões.

Além disso, grandes personalidades se formaram nessas instituições de ensino, como Barack Obama e Meryl Streep, por exemplo.

Ter uma carta de recomendação de uma dessas universidades pode fazer diferença no currículo de qualquer pessoa.

Universidades que fazem parte da Ivy League

Como citado, no total, são 8 instituições que compõem essa liga hoje e abaixo vamos citar cada uma delas. Confira agora mesmo!

Harvard University 

Harvard University é a instituição de ensino mais antiga dos Estados Unidos da América, tendo sido fundada em 1636, com mais de 380 anos de história, e está localizada em Massachusetts.

Dentre os cursos que mais se destacam nessa universidade estão aqueles mais tradicionais, como:

  • Ciências Sociais e Políticas;
  • Direito;
  • Literatura;
  • Medicina;

Aliás, é interessante citar que 8 presidentes americanos se formaram por lá, dentre eles Barack Obama e George W. Bush. Por isso, a universidade tem uma máxima bem interessante: em Harvard você não faz amigos, faz contatos!

Princeton University

A Princeton, localizada em Nova Jersey, é uma das universidades mais tradicionais para quem deseja seguir a área de Ciências Humanas, sendo o Direito o seu curso de maior referência.

Além de formar excelentes profissionais, a instituição de ensino é conhecida por promover uma forte inclusão dos alunos no mercado de trabalho.

Então, para isso, ela conta com o Centro de Desenvolvimento de Carreira de Princeton, onde os estudantes conseguem boas oportunidades de trabalho, fazendo networking com conselheiros e donos de grandes empresas.

Columbia University 

A Columbia University também faz parte da Ivy League é reconhecida como a pioneira no curso de Medicina nos EUA e teve estudantes que conseguiram realizar grandes descobertas nessa área.

Inclusive, mais de 80 deles já ganharam o prêmio Nobel. Então, estamos falando aqui de uma instituição de ensino referência na área da saúde.

Além disso, por está localizada em Nova York, é a universidade que mais atrai estrangeiros e hoje é a que tem a maior diversidade racial, com metade dos estudantes não brancos.

Yale University

A Yale University é a 2ª universidade mais antiga dos Estados Unidos e fica localizada em Connecticut. Desse modo, essa é uma instituição de ensino excelente para quem sonha em trabalhar com Artes Criativas e Inglês.

Entre as instituições que fazem parte da Ivy League, Yale é que mais oferece bolsas de estudos e desde muito tempo já vem incentivando a presença de negros e mulheres no campus.

Portanto, é uma das universidades mais inclusas dos Estados Unidos e também uma das mais rigorosas no processo de seleção.

University of Pennsylvania

A University of Pennsylvania é uma das instituições de ensino que têm maior destaque na área de tecnologia, bem como nas artes. 

Só para se ter uma ideia, Elon Musk, o homem mais rico do mundo, se formou por lá.

A University of Pennsylvania tem um grande reconhecimento por ter sido a primeira instituição de ensino a criar um computador eletrônico de uso pessoal. Além de ter sido a universidade a desenvolver vacinas importantes, como a rubéola, por exemplo.

Brown University

A Brown University fica localizada Rhode Island e é a instituição de ensino menos competitiva da lista da Ivy League.

Dessa maneira, o estudante tem um currículo aberto, onde não tem nenhuma aula obrigatória. Assim, o aluno escolhe quais disciplinas deseja cursar.

Por essa razão, a universidade Brown direciona os seus estudantes para as áreas de interesses que eles possuem, fato muito interessante para que os alunos sigam dentro das suas especialidades. 

Dartmouth College

A Dartmouth College, localizada em Hanover, é uma instituição de ensino menor, principalmente quando comparada às demais que foram mencionadas nessa lista. 

Dessa maneira, as salas naturalmente são menores e isso gera uma proximidade maior entre os alunos e os professores. Inclusive, a Dartmouth College é bastante rigorosa. 

No entanto, o seu clima intimista permite um excelente networking, que, com certeza, vai abrir ótimas oportunidades no futuro.

Então, por ser um College, ela acaba se tornando uma ótima universidade para quem busca áreas mais específicas, como cinema, música, engenharia, etc.

Cornell University

Para finalizar a lista das instituições que fazem parte da Ivy League está a Cornell University, localizada em Nova York, que tem mais de 20 mil alunos.

A instituição conta com 14 escolas, oferecendo uma grade com cerca de 4 mil cursos. Portanto, há uma grande pluralidade e diferentes áreas de atuação que o estudante siga aquela que esteja atrelada ao seu interesse.

No campus de Cornell University existem alunos de diversos lugares do mundo, especialmente nos cursos de graduação. De acordo com o site da universidade, 50% dos alunos são internacionais.

Conclusão

Aqui você entendeu do que se trata a Ivy League e quais as instituições de ensino que fazem parte dela. Então, se você quer estudar em uma delas, a hora é agora de começar a se preparar, visto que são faculdades extremamente rigorosas no processo de seleção.