Buscando sua viagem...

Bandeira da Irlanda: História, significados, cores e muito mais

Assim como toda bandeira, a bandeira da Irlanda tem uma história e significado por trás dela. Apesar de simples, sem símbolos e brasões, ela é muito importante para o país, já que remete à cultura daquele povo.

Inclusive, é exatamente por isso que ao viajar para Irlanda é muito comum encontrar a bandeira espalhada por toda a região, uma vez que o povo irlandês tem muito orgulho das suas tradições e das suas raízes.

Então, se em algum momento você já ficou curioso para saber mais sobre a Irlanda, especificamente sobre a bandeira desse país, aqui vamos esclarecer um pouco mais sobre ela. Confira abaixo!

Conheça um pouco da Irlanda

Para entender um pouco sobre a bandeira desse país, é interessante saber da história da Irlanda e um pouco sobre ela. Então, para começar, vale mencionar que há uma divisão entre Irlanda do Norte e República da Irlanda.

Lembrando que esse é um dos principais destinos que as agências de intercâmbio oferecem.

Até cerca de 1921, existia somente uma Irlanda, porém isso mudou em razão de conflitos internos, principalmente religiosos. 

Assim, a República da Irlanda, conhecida apenas como Irlanda, hoje não faz mais parte do Reino Unido, enquanto a Irlanda do Norte é parte integrante dele. 

Portanto, a República da Irlanda hoje é um país independente, que tem as suas próprias leis e forma de governo, fazendo parte até mesmo da União Europeia.

Já na Irlanda do Norte, o poder está concentrado no Chefe de Estado da Monarquia Britânica.

Essas diferenças entre Irlanda do Norte e República da Irlanda se refletem na bandeira que elas utilizam, por isso é importante entender inicialmente a história por trás.

História da bandeira da Irlanda

Bandeira da Irlanda: História, significados, cores e muito mais

A bandeira hoje que todos conhecem da Irlanda hoje foi desenvolvida por Thomas Francis Meagher em 1848 com o objetivo de contribuir para a independência do povo irlandês relação ao povo britânico.

No entanto, ela foi apresentada ao público somente em 1916, tendo demorado ainda um tempo para que ela se tornasse realmente a bandeira oficial.

Na época, a bandeira foi posta em um prédio dos correios chamado de General Post Office, um lugar incrível e que vale a pena ser visitado até hoje, já que é um ponto turístico histórico de Dublin, na Irlanda.

Apesar de em 1916 a população ter conhecido a bandeira e muitos passaram até mesmo a considerá-la como bandeira da Irlanda, foi só após a independência do país que ela de fato teve o seu reconhecimento. Isso em 1973, onde ela foi legitimada pela constituição da Irlanda. 

Antes disso, a bandeira usada pela Irlanda era do Reino Unido, denominada de bandeira da União. Basicamente, ela era união entre as “bandeiras” da Irlanda, Escócia e Inglaterra.

Significado da bandeira da Irlanda

Na Irlanda, a bandeira é utilizada como uma parte do conjunto de elementos que contribuem para identificar e caracterizar o país. 

Aliás, uma curiosidade interessante é que existem vários símbolos adotados pela Irlanda hoje e mais abaixo vamos falar sobre ele. 

Portanto, a bandeira é o símbolo oficial do povo irlandês, usada para mostrar a identidade desse país para todo o resto do mundo.

O seu formato é triangular e ela tem 3 faixas verticais no mesmo tamanho e proporção, respeitando a seguinte ordem de cores:

  • Verde;
  • Branco;
  • Laranja.

Existe até mesmo um documento do país que mostra todas as especificações da bandeira, com informações sobre proporções, dados técnicos das cores e até mesmo como hasteá-la corretamente. Clique aqui e veja!

Significado das cores da bandeira da Irlanda

Como citado anteriormente, as cores da bandeira deste país são: verde, branco e laranja, seguindo exatamente essa respectiva ordem. 

Porém, não existe tanta clareza quanto ao significado dessas cores já que há várias interpretações, mas é possível resumi-las de modo sucinto. Veja:

  • Verde – a primeira cor da bandeira e que simboliza a luta da Irlanda para alcançar a independência, bem como a tradição e o nacionalismo do povo irlandês. Além disso, essa cor ainda representa a grande parte dos católicos do país;
  • Branco – essa é uma cor clássica das bandeiras e que significa o desejo pela paz e trégua nas batalhas;
  • Laranja – a última cor representa a minoria, que são os protestantes. Afinal, a maior parte da população protestante da Irlanda são seguidores do William (III) de Orange, rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda no século XVII.

Um ponto interessante a mencionar é que existe uma bandeira bem semelhante à da Irlanda, a bandeira da Costa do Marfim, que tem as mesmas cores e acaba confundindo algumas pessoas.

Contudo, a principal diferença entre elas se trata de um detalhe mínimo apenas: a ordem das cores. A bandeira da Irlanda é verde, branco e laranja. Enquanto a bandeira da Costa do Marfim tem as cores invertidas: laranja, branco e verde!

Símbolos além da bandeira da Irlanda

Acima falamos que a Irlanda tem uma série de símbolos que são utilizados para representar o país e a sua cultura. São elementos considerados importantes demais para a população irlandesa. Então, abaixo você vai conhecer alguns dos principais. Confira!

Harpa Irlandesa

É um dos símbolos mais comuns da Irlanda e é possível vê-la na famosa cerveja Guinness, nos logos do governo e na moeda euro, além de diversos outros lugares.

Ela vem sendo utilizada há muito tempo, desde o século XVIII, considerada como uma representação da independência da Irlanda contra o domínio dos britânicos. 

Shamrock

O Shamrock é muito conhecido por ser o símbolo de St. Patrick, sendo uma espécie de trevo da sorte dos irlandeses. Ao contrário do trevo que muitas pessoas conhecem, esse não tem 4 folhas, mas sim 3 folhas.

O símbolo tornou-se conhecido e utilizado na Irlanda após St. Patrick, padroeiro deste país, utilizá-lo como uma forma de explicar a santíssima trindade, onde cada folha representa o pai, filho e espirítoo santo. 

Essa representação fez com os irlandeses se convertessem ao cristianismo e até hoje grande parte da população da Irlanda é católica. 

Além disso, as três folhas do Shamrock podem representar fé, esperança e amor.

Cruz Celta

Além da bandeira da Irlanda, a Cruz Celta também é um dos símbolos que comumente é associado a este país. Apesar de se assemelhar a um elemento cristão, essa cruz surgiu bem antes do cristianismo.

Todavia, é bem comum se deparar com ela em alguns lugares da Irlanda, como nos cemitérios, por exemplo.

Leprechaun

Por fim, outro símbolo que podemos citar é o Leprechaun, conhecido até no Brasil, mas aqui ele é chamado de duende. 

De acordo com a lenda, o Leprechaun é um ser mágico que gosta de esconder potes valiosos no final do arco-íris.

Na Irlanda ele é caracterizado com cartolas, roupas verdes e barba ruiva. Assim, ele é um símbolo que enfeita os bares do país e ainda é visto comumente nas festas de St. Patrick’s Day.

Conclusão

A bandeira da Irlanda é tricolor e tem uma ordem certa de cores, sempre verde, branco e laranja. Então, não confunda com a bandeira da Costa do Marfim.

Apesar de não conter elementos, ela tem uma história forte, já que representa a independência do país em relação aos britânicos, fato que marca a história do povo irlandês. 

Além da bandeira, existem outros símbolos que são usados para representar a Irlanda e aqui você conheceu alguns principais e seus devidos significados.