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Visto H2B – O que é, como conseguir, quanto custa (valor) e etc

Se você tem o sonho de trabalhar nos Estados Unidos, saiba que é possível atuar temporariamente neste país com o visto H2B. 

De acordo com o CIS, 1 em cada 7 pessoas que residem nos EUA são imigrantes, ou seja, mais de 14% da população do país é formada por estrangeiros. 

Então, a finalidade do H2B é permitir que estrangeiros trabalhem nos EUA e que possam assim entender como funciona o estilo de vida por lá.

Inclusive, com esse visto é possível até mesmo levar a sua família para os Estados Unidos, em específico cônjuge e filhos.

Em muitos casos, esse visto é a porta de entrada para uma estadia mais longa no país. 

Sendo assim, ficou interessado em entender mais sobre o visto H2B? Aqui explicamos tudo que você precisa saber sobre ele. Confira!

O que é e como funciona o visto H2B?

Este é um visto que dá a permissão para o trabalho temporário nos Estados Unidos. Contudo, ele se diferencia do visto H1B por não necessitar que o trabalhador tenha alguma especialização ou formação superior.

Contudo, é interessante entender que ele é um visto não imigrante, pertencente a categoria H e que atende aquelas pessoas que já possuem uma oferta de trabalho nos EUA.

Basicamente, ele é uma forma que as empresas norte-americanas consigam contratar profissionais de fora para executar alguns trabalhos e serviços de maneira temporária.

Porém, para que seja liberado o H2B, a empresa que está interessada na contratação do trabalhador estrangeiro deve comprovar que não é possível encontrar um profissional nos Estados Unidos.

Hoje existe um limite de estrangeiros que podem contar com o visto H2B e ele é pouco mais de 66 mil por ano. Neste caso, o trabalho é não-agrícola.

Sendo assim, de modo resumido, para conseguir este visto é necessário:

  • Que você deve ter um convite de trabalho de uma empresa dos EUA;
  • Por sua vez, a empresa precisa comprovar que existe escassez de profissionais no país.

Quem se qualifica para este visto?

O visto foi criado como uma forma de ajudar os empresários norte-americanos a encontrarem profissionais em áreas que tiveram um aumento repentino ou que há escassez de mão de obra qualificada.

Em geral, alguns setores acabam oferecendo mais oportunidades para trabalhadores estrangeiros que outros. Abaixo listamos alguns deles:

  • Construção;
  • Jardinagem;
  • Lojas do setor varejista;
  • Manutenção e zeladoria;
  • Parques temáticos e resorts;
  • Restaurantes, bares e restaurantes;
  • Turismo e hospitalidade.

Como já citamos anteriormente, o visto H2B tem um limite de 66 mil por ano. Outros vistos, como é o caso do H-2A não possuem limites.

Exigências para o visto H2B

Existem exigências e requisitos a serem cumpridos tanto pelo profissional quanto pela empresa que pretende realizar a contratação. Entenda abaixo quais são elas!

Exigências para as empresas

Para as empresas empregadoras, as exigências envolvem:

  • Comprovar de forma cabal que as vagas de emprego foram anunciadas nos Estados Unidos, mas que não foi possível encontrar um bom número de profissionais adequados;
  • Demonstrar que a efetivação e contratação de profissionais estrangeiros não vai impactar os salários e as condições de trabalho dos profissionais dos Estados Unidos;
  • Deve ainda comprovar que o trabalhador está contratado para um cargo temporário, não em cargos efetivos.

Logo, cumprindo esses requisitos mínimos, a empresa deve solicitar a Certificação de Trabalho Temporário.

Além disso, é papel do contratante se responsabilizar sobre diversos aspectos que envolvem a saúde e segurança do trabalhador estrangeiro, como:

  • Acomodação – o empregador deve fornecer acomodação para os funcionários caso o trabalho exija o afastamento de casa após o dia de trabalho. Aqui também ele deve fornecer a alimentação, caso não o faça, que disponibilize instalações de cozinha para os profissionais;
  • Transporte – se a distância para chegar até o trabalho for significativa, é papel da empresa fornecer ainda o transporte. Se não o fizer, ao final do contrato, o trabalhador deve ser reembolsado;
  • Salários justos – o salário pago deve ser o mesmo que se destinaria ao trabalhador americano. Em alguns casos, o valor é de um salário mínimo, enquanto em outras áreas, o valor pode ser maior.

Exigência para os funcionários

Para conseguir o visto H2B, os funcionários estrangeiros ainda devem cumprir algumas exigências. São elas:

  • Uma oferta de emprego válida em uma empresa que tenha sede nos Estados Unidos;
  • Comprovação de que existe a intenção de retornar ao país após o visto expirar.

Como solicitar o visto H2B como funcionário?

A solicitação desse visto é feita de maneira muito simples e o processo já é conhecido por alguns brasileiros. Porém, para facilitar, separamos todas as informações abaixo. Confira!

Preencher o formulário DS-XNUMX

O formulário DS-XNUMX é padrão de não imigrantes para visitantes e profissionais temporários nos Estados Unidos. É possível acessá-lo diretamente do site da embaixada dos EUA.

Documentos

Organizar os documentos é muito importante para que você consiga o visto H2B. Dentre eles estão:

  • Passaporte válido;
  • Foto que atenda às exigências do visto;
  • Cópia da oferta de trabalho da empresa dos Estados Unidos;
  • O formulário anterior preenchido.

Agenda da entrevista e entrevista

Após o preenchimento do formulário, é importante ainda que você faça o agendamento de uma entrevista no consulado ou embaixada americana. 

Então, durante a entrevista, as suas impressões digitais serão coletadas e o entrevistador fará algumas perguntas, em especial buscando entender se você pretende retornar ao país após o visto expirar.

Logo, se a sua entrevista sair conforme planejado, você recebe o visto H2B e assim pode chegar aos Estados Unidos para o trabalho temporário na data combinada.

Duração do visto H2B

Como já citamos durante todo esse conteúdo, o visto H2B é voltado para o trabalho temporário. Logo, ele tem uma validade que precisa ser atendida, que é de até 1 ano.

Afinal de contas, ele foi desenvolvido especialmente para os profissionais estrangeiros que vão trabalhar durante um período já bem especificado. 

Portanto, não foi desenvolvido para atender os trabalhadores estrangeiros ao longo prazo.

Em geral, no formulário I-XNUMX está indicado a data de entrada e de saída dos Estados Unidos com o visto H2B, mas sempre respeitando o prazo de 1 ano. Então, atente-se a isso!

No entanto, se você precisa estender esse período, saiba que é possível fazê-lo até duas vezes.

Dessa maneira, o visto pode ter uma duração máxima de 3 anos, caso sejam feitas as duas solicitações de extensão, uma em cada ano.

Sendo assim, após a conclusão do visto, é importante que você retorne ao país de origem. Caso seja necessário solicitar o visto novamente, a regra determina que você aguarde no mínimo 3 meses para fazer esse procedimento.

É possível mudar o status do visto H2B?

É fundamental entender que, de regra geral, esse visto não costuma ser utilizado para emigrar para os EUA ou garantir um green card, por exemplo.

Entretanto, é natural que existam situações em que esse visto pode acabar mudando de status.

Por exemplo, se o trabalhador encontrar uma nova oportunidade de emprego nos EUA, ele pode acabar sendo elegível para um visto diferente do que se tem.

Além disso, alguns estrangeiros que portam o visto H2B podem receber o green card, mas isso acontece quando algum membro da família ou empresa dos Estados Unidos faz essa solicitação. 

Conclusão

O visto H2B é voltado para o trabalho temporário dentro dos Estados Unidos. Para que seja solicitado, tanto a empresa quanto o profissional devem cumprir os requisitos.

Então, se você recebeu uma oportunidade de emprego temporária, vale a pena conferir se este visto se enquadra nas suas necessidades.