Buscando sua viagem...

GRE – Exame de admissão ao mestrado

Quer fazer um curso de pós-graduação (graduate course) fora do Brasil? Então, saiba que é muito provável que a instituição de ensino peça para que você faça o teste GRE (Graduate Record Examination).

Afinal de contas, ele é um teste padrão e que contribui para que a sua candidatura seja aceita com maior facilidade.

Isso porque, o teste visa ver se você tem o conhecimento mínimo de inglês acadêmico e matemática para continuar os seus estudos dentro de uma pós-graduação.

Inclusive, vale citar que ele não contribui apenas para a aceitação em pós-graduação nos Estados Unidos, mas uma série de outros países, como Canadá, Reino Unido e Alemanha. 

Pouco importa se você está cursando mestrado ou MBA, o Graduate Record Examination vai ser muito útil para a sua inscrição, uma vez que reforçará seus pontos mais fortes, ajudando a você a ser admitido com maior facilidade. 

Por essa razão, hoje vamos explicar do que se trata esse teste, como funciona, como você pode fazê-lo e os detalhes da prova, pontuação mínima, valores do exame e muito mais. Veja!

O que é o GRE?

O Graduate Record Examination se trata de um exame padrão feito para a admissão em escolas e instituições que oferecem cursos de pós-graduação.

O teste foi criado pela Carnegie Foundation for the Advancement of Teaching (CFAT) em 1936 e hoje é administrado e gerido pela Educational Testing Service (ETS).

A finalidade dele é basicamente medir as qualificações do estudante em diversos aspectos, como:

  • Raciocínio legal;
  • Raciocínio verbal;
  • Redação analítica.

A validade do Graduate Record Examination é de 5 anos e o que faz com que ele seja tão atraente para os alunos estrangeiros é a flexibilidade ofertada.

Isso porque, como pessoa a ser examinada, você escolhe quais os resultados do exame encaminhar para a escola do seu interesse. 

Além disso, você conta ainda com a oportunidade de refazer o teste e selecionar aquelas melhores pontuações obtidas. Hoje mais de 1 mil escolas de negócios aceitam o GRE como teste. 

Caso queira encontrar as instituições e patrocinadores que utilizam esse teste, é só acessar o Graduate Record Examination, clicando aqui.

No site também é possível encontrar os programas de MBA que se utilizam deste exame no processo de admissão.

Onde fazer o teste?

Como citamos anteriormente, o Educational Testing Service (ETS) é responsável por administrar e gerir o teste.

Logo, é necessário que você se inscreva no site e em seguida selecione o exame para ser realizado. O teste é feito online!

Então, a prova é realizada pelo computador, onde você é monitorado durante todo o exame. 

Além disso, você conta com 10 minutos de intervalo para se alimentar, ir ao banheiro ou fazer qualquer outra coisa que acredite ser relevante.

Apesar de ser muito popular entre os alunos americanos, ele é universal e milhares de candidatos às vagas de pós-graduação fazem uso dele para conseguir a vaga tão desejada.

Como é a prova do GRE?

A prova conta com perguntas que tem como finalidade mostrar o pensamento do aluno e conferir as habilidades que ele possui e que são consideradas importantes em um programa de pós-graduação.

Então, como citamos anteriormente, a prova exige raciocínio verbal e quantitativo, além de um pensamento crítico e boa habilidade de escrita.

É interessante mencionar que são habilidades desenvolvidas durante a vida acadêmica e que nada tem a ver com um campo de estudo específico.

Portanto, confira abaixo como funcionam as seções da prova do Graduate Record Examination.

Analytical Writing

Tem como intuito entender a sua capacidade de escrita e de sintetizar as informações. Nesta primeira etapa, são 20 questões que devem ser respondidas em meia hora.

Existem três tipos de questões nessa fase:

  • Text completion – solicita que você complete algumas sentenças;
  • Sentence correction equivalence – pede que você corrija as frases ou indique frases semelhantes;
  • Reading comprehension – questões para você demonstrar que entendeu o que foi lido.

Quantitative Reasoning

A segunda seção do teste é a chamada Quantitative Reasoning, onde o foco é conferir as suas habilidades para resolver problemas.

Sendo assim, você encontra questões que envolvem:

  • Geometria;
  • Álgebra;
  • Análise de dados;
  • Aritmética e muito mais.

Aqui você tem cerca de 35 minutos para resolver as 20 questões da Quantitative Reasoning.

Analytical Writing

Por fim, a Analytical Writing é a última etapa do GRE e é realizada com duas redações. 

Portanto, será avaliado seu pensamento crítico, bem como a sua habilidade em articular e dar suporte às suas ideias.

Assim como as anteriores, aqui você tem 30 minutos para elaborar as redações.

Quando sai o resultado do GRE?

Para as provas de matemática e inglês, o resultado sai após a finalização do exame e assim você já consegue ter uma ideia de como se saiu na avaliação. 

No entanto, o resultado da redação pode demorar um pouco mais. O GRE leva até 5 semanas para divulgar. Então, atente-se a esse prazo para conferir seu resultado.

Entendendo a pontuação do teste

A pontuação das provas é bem diferente das que você está habituado, por isso é fundamental falar sobre elas aqui.

Em Inglês e Matemática, o exame GRE tem pontuações que vão de 130 a 170. Notas superiores a 160 são consideradas boas e significa que você pode se candidatar a uma pós-graduação em instituições bem conhecidas, como Yale, Harvard e tantas outras.

Em geral, a média fica em 150. Contudo, vale mencionar que tudo muda segundo o tipo de programa que você pretende realizar.

Então, se você quer seguir a área de linguística, por exemplo, a nota de redação e humanas, como literatura, são mais importantes para a sua aprovação.

No entanto, vale mencionar que as instituições e escolas levam em conta diversos outros fatores no exame do GRE e muitos não são conhecidos. 

Por esse motivo, é bem comum encontrar estudantes com média de 140 ou 145 que conseguiram bolsas em programas de pós-graduação.

Além de tudo isso, saiba que algumas instituições podem pedir que você esteja acima de 50th percentile ao invés de uma nota bem específica.

Isso significa basicamente que você tem que ter uma média acima do que as pessoas estão fazendo. Ao clicar aqui, é possível conferir um gráfico de notas e assim entender o quanto é necessário atingir.

Logo, mesmo que você tire uma pontuação inferior ao que a universidade exige, vale a pena tentar, em especial se a diferença não for tão significativa, é claro!

Qual valor do exame?

O valor total do exame GRE é de US$ 205 para grande e é possível fazer o pagamento do teste por cartão de crédito ou via PayPal.

Existe a possibilidade de pagar menos, uma vez que há alguns critérios que podem baixar esse valor. Clique aqui e confira quais são eles!

Além disso, se precisar alterar a data do teste, será aplicado uma taxa a mais de US$ 50 para que o exame seja realizado.

Conclusão

Se você vai se inscrever para uma seleção de pós-graduação, mestrado ou MBA, já comece a se preparar para o exame do GRE.

Como se trata de uma prova muito importante. Quanto antes você começar a se preparar, melhor será o seu resultado e maiores serão as chances de você conseguir a admissão desejada.