Se você vai passar um tempo nos Estados Unidos, seja para conhecer o país, para negócios ou até mesmo estudar, é essencial compreender o processo necessário para a sua entrada por lá. Entre tantos documentos, um dos mais importantes é o formulário I-94.
Antigamente, ele era entregue em formato de papel dentro do próprio avião, onde o viajante ficava com uma parte do documento ec a imigração com o outro. No momento da saída do país, o formulário deveria ser entregue.
No entanto, hoje o sistema é outro e ainda gera muitas dúvidas dos imigrantes, apesar do objetivo de o documento ser o mesmo.
Por isso, hoje vamos esclarecer mais sobre o formulário I-94 e tudo que você precisa saber sobre ele. Confira abaixo!
O que é o formulário I-94?
Este formulário se trata do registro da entrada e saída do viajante nos Estados Unidos. Como citamos anteriormente ele era entregue em papel físico pelas aeromoças.
Contudo, hoje a sua emissão é normalmente eletrônica e o Escritório de Operações de Proteção de Fronteiras da Alfândega é o responsável por esse documento.
Assim, quando feito em formato eletrônico, o viajante recebe um carimbo no seu passaporte. Entretanto, se a emissão for feita em papel, um oficial anexa o documento junto ao passaporte do visitante com a data de entrada e saída.
Então, esse formulário funciona como uma garantia de que aquela pessoa possa permanecer legalmente nos Estados Unidos dentro de um determinado período.
Logo, esse é um documento extremamente importante, pois funciona como uma prova legal da entrada no país.
Quem precisa do formulário I-94?
Em suma, todas as pessoas que entram nos Estados Unidos precisam do formulário I-94. Contudo, existem exceções de quem não precisa desse documento, são elas:
- Cidadãos que já residem no país;
- Residentes permanentes, que já possuem o green card;
- Visitantes que entram utilizando Cartões BBC;
- Viajantes que entram no país sob o Compacto da Associação Livre;
- Aqueles que entram como membros de tripulação de modo temporário;
- Visitantes que entram no país sob o Programa de Isenção de Vistos e que possuem o ETA.
Então, se você não se encaixa em nenhuma dessas exceções, esse é um formulário obrigatório para você.
Portanto, se você vai para os Estados Unidos para negócios ou apenas para visitar o país, se atente ao formulário I-94.
Como conseguir o formulário I-94?
A boa notícia é que você não precisa se preocupar em fazer a emissão do formulário, pois é de responsabilidade do Escritório de Operações de Campo (OFO) fazer a entrega dele assim que você aparecer na fronteira com todos os outros documentos pertinentes, como visto válido.
Desse modo, a emissão é feita:
- Nos portos de entrada, tanto por mar, ar ou terra;
- Local de inspeção.
Ao sair dos Estados Unidos, você deve fazer a entrega do formulário I-94 no momento da partida.
No entanto, caso não tenha esse documento ou não faça a entrega, será registrado a saída eletronicamente, considerando que você excedeu o prazo de estadia.
Logo, isso pode acabar dificultando a sua entrada nos Estados Unidos em um outro momento. Por essa razão, guarde o documento e o cartão de embarque.
Desse modo, será possível provar que você realmente saiu do país no momento certo, o que facilita a sua entrada em um outro momento.
Como acessar o formulário I-94?
Se você já está nos Estados Unidos e quer provar seus status de visitante legal, saiba que é possível acessar o formulário pela internet, onde você consegue conferir até mesmo as suas informações de chegadas e saídas no país dos últimos 5 anos.
Para isso, você vai precisar apenas:
- Acessar o site oficial do formulário, só clicar aqui;
- Clique em “Get Most Recent I-94;
- Depois clique em “Consent and Continue”;
- Por fim, preencha os campos.
Dessa forma, o site vai retornar com as seguintes informações:
- País em que o passaporte foi emitido;
- Número do passaporte;
- Data de nascimento;
- Número do I-94 e muito mais.
Aqui é fundamental que você confira se as informações preenchidas no formulário estão corretas, pois é muito comum que no momento da emissão os dados sejam inseridos de modo errado.
No geral, os erros mais recorrentes envolvem: nomes errados, datas de vencimento indevidas, classificação do visto incorreto e tantos outros.
Em casos mais graves, você pode ficar ilegalmente nos Estados Unidos, pois não se deu conta que a data de saída foi preenchida de forma errada.
Logo, se você está pensando em passar uma temporada maior no país, cheque de maneira cuidadosa todas as informações e evite surpresas indesejadas.
Como corrigir dados errados no formulário I-94?
Se após conferir o documento você notar que existem dados preenchidos de forma incorreta, não é necessário se desesperar, pois é possível fazer a correção deles.
É claro que isso só vai acontecer se o erro for provado. Para tal, ao detectar uma informação preenchida de maneira errônea, o indicado é enviar um e-mail para o CBP da cidade daquele aeroporto na qual o documento foi emitido.
Então, você deve descrever todo o problema, anexando os documentos que comprovem aquilo que você está falando, juntamente com seu visto, cartão de embarque e passaporte.
Além disso, não se esqueça de incluir no e-mail também o seu número de telefone e o endereço nos Estados Unidos
Contudo, se você não encontrar nenhuma informação sobre o e-mail, a correção do I-94 pode ser feita em algum posto oficial do PFC.
Conclusão
Agora você já sabe do que se trata o formulário I-94 e a sua importância. Afinal de contas, ele é essencial para garantir que você está dentro dos Estados Unidos legalmente.
Portanto, não deixe de conferir no site do I-94 se os dados preenchidos estão corretos e, em caso de erro, busque imediatamente entrar em contato com as autoridades para que seja feita a correção.