Se você estuda Medicina ou já é formado na área, é muito provável que já tenha ouvido falar em algum momento do fellowship program, não é mesmo?
Essa sem dúvida é uma ótima oportunidade de fazer um intercâmbio de graça.
Basicamente, ele se trata de uma forma de aprofundar e aprimorar seus conhecimentos, funcionando como uma espécie de especialização após a realização da residência médica.
Portanto, é um programa que faz muita diferença na vida e na carreira de um médico, não é à toa que existe uma grande procura por ele.
Contudo, há muitas dúvidas que cercam esse assunto: mas afinal, o que é fellowship? Como funciona? Qual o tempo de duração do programa? E as vantagens? Como participar?
Então, é exatamente sobre isso que vamos falar abaixo, esclarecendo tudo que você precisa saber sobre. Confira!
Lembre-se que antes de fazer qualquer viagem, não esqueça de fazer seu passaporte.
O que é e como funciona fellowship program?
Trata-se de um programa que tem como finalidade a complementação de forma especializada para médicos que estão em busca de aperfeiçoar as suas habilidades e conhecimentos.
Logo, funciona como uma iniciativa para quem deseja aprofundar-se em uma especialidade que já possui. Por essa razão, ele é voltado especialmente para os médicos que já terminaram a graduação e a residência.
Por exemplo, um médico que finalizou a sua residência em pediatria, pode optar por fazer um fellow em oncologia pediátrica.
Além disso, é fundamental entender que fellowship é uma bolsa e ela é dada por mérito. Logo, quanto maior for a sua formação e a sua experiência, maiores chances você tem de conseguir o auxílio.
Hoje existem opções neste programa de medicina tanto no Brasil, como em outros países, tal como Canadá e Estados Unidos, por exemplo.
Vale mencionar que por se tratar de uma bolsa, o aluno recebe o auxílio e os valores são variáveis, já que depende do fellow escolhido.
Então, existem aqueles programas que cobrem somente a mensalidade do curso, outros ainda promovem um financiamento completo das atividades realizadas fora de sala de aula, como viagens, projetos e muito mais.
Tipos de fellowship program
Existem alguns tipos de fellows que são mais comuns que outros. Abaixo listamos os principais. Veja!
Na Medicina
Aqui no Brasil, a mais conhecida são as fellowship na Medicina, sendo uma bolsa voltada para aqueles que já concluíram a graduação e que também já fizeram residência na área desejada.
Logo, aqui o candidato ideal é aquele que deseja ter um treinamento a mais dentro da sua especialidade. Com isso, ele se torna um profissional mestre dentro da sua área na Medicina.
Só para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, por ano, são ofertados mais de 11 mil vagas de fellowship na Medicina e centenas de especialidades são oferecidas, como:
- Anestesia;
- Cirurgia cardíaca, plástica, vascular e tantas outras;
- Emergência médica;
- Genética;
- Neurologia;
- Obstetrícia e ginecologia;
- Pediatria;
- Urologia e muito mais.
Pós-graduação
É um auxílio voltado para estudantes de pós-graduação e geralmente cobrem vários gastos que você terá ao longo da formação, como:
- Mensalidades;
- Despesas ligadas ao custo de vida, como moradia e alimentação;
- Seguro saúde e muito mais.
Neste caso, elas costumam ser financiadas pela universidade, bem como pelas instituições externas.
Pós-doutorado
O pós-dourado é uma oportunidade para conseguir se especializar dentro do seu campo de pesquisa.
Algumas bolsas de fellow fazem o financiamento de cursos de especialização e isso contribui para que o estudante possa se tornar um especialista.
Contudo, para participar do programa, é fundamental que o aluno ministre cursos e faça pesquisas.
Isso porque, no início da vida de docente, este é um dos principais pontos a se atentar.
Apesar disso, as vantagens são incríveis, como é o caso de bolsas mais generosas e até financiamento para a realização de atividades extracurriculares, por exemplo.
Qual o tempo de duração do fellowship program?
O tempo de duração de um fellow depende de diversos fatores, dentre eles podemos mencionar o tipo de bolsa e até mesmo as regras determinadas pela própria instituição de ensino.
Em geral, uma bolsa costuma ter uma duração de 1 ano, mas o tempo pode ser ainda maior que esse. Inclusive, nesse programa é bem comum que haja a extensão da bolsa após o término.
No entanto, para que isso seja possível, o estudante deve atender às exigências da iniciativa, o que envolve manter médias altas e uma boa frequência.
Obviamente que toda essa questão de tempo, bem como bolsas e valores, é esclarecida no edital do fellowship.
Vantagens do fellowship program
Existem muitos benefícios associados a esse programa e se você ainda tem dúvidas de que ele é um bom negócio, separamos abaixo algumas das principais vantagens. Veja!
Bolsa com ajuda financeira
As universidades, em especial as americanas, cobram milhares de dólares em cursos de especialização. Logo, um aluno com excelente índice acadêmico nem sempre tem a condição financeira de custear esses valores.
Porém, um programa fellowship surge como uma alternativa para isso, pois os ganhadores recebem ajuda financeira para cobrir esses gastos.
Além disso, muitas bolsas de fellow ainda disponibilizam uma quantia para que o estudante use livremente, fora do ambiente acadêmico.
Especialização de excelente qualidade
Essa é uma bolsa que permite que você tenha acesso às melhores universidades de todo o mundo. Logo, é a garantia de uma especialização de excelente qualidade e sem que você precise pagar absolutamente nada por isso.
Diferencial no mercado de trabalho
Com certeza receber uma bolsa fellowship é uma maneira de se diferenciar no mercado de trabalho, reforçando a sua reputação como estudante e profissional.
Ora, participar de um programa desse tipo significa que você é merecedor e que se destacou entre milhares de candidatos.
Sendo assim, se você for contemplado por uma bolsa fellow, adicione isso ao seu currículo e veja como vai ajudar bastante.
Além de tudo isso, podemos citar ainda outras vantagens e benefícios, como:
- Aprendizagem focada na prática e com profissionais renomados;
- Aumento das oportunidades de trabalho;
- Maior conhecimento sobre a área especializada.
Como participar do fellowship program?
Para participar de um fellow você precisa ter bem claro o seu propósito e também saber defender o seu interesse em receber a bolsa, explicando como ela vai ajudar no seu objetivo a médio e longo prazo.
Afinal de contas, um candidato que sabe se comunicar de maneira mais clara, explicando seus interesses acadêmicos e mencionando seus sonhos e objetivos como profissional, consegue se destacar com maior facilidade do que um candidato inseguro e que ainda não tem muito claro como será o seu futuro.
Além disso, para participar você precisa atender os requisitos do fellowship e eles variam bastante, mas grande parte deles tem como base o mérito.
Então, você pode se utilizar de algumas estratégias para demonstrar que você é o candidato certo para aquela bolsa, como:
- Portfólio;
- Carta de recomendação;
- Comprovação de experiência profissional;
- Pesquisas publicadas;
- Participação em programas;
- Histórico de notas e comparecimento às aulas.
Em todo caso, para participar, você precisa fazer a leitura completa do edital, garantindo assim que consegue cumprir todos os requisitos necessários.
Alguns fellowship program para participar
Para finalizar, vamos citar alguns fellows que você pode participar e que são referências. Veja;
- Fellowship USP – ofertado pela USP em hospitais parceiros e costuma ter a duração de 1 ano;
- Harvard Medical School Fellowship – programa de Harvard voltado para os cuidados da medicina geral e tem duração de 2 anos. O processo de seleção é bem rigoroso;
- International Fellowship Program – Na Alemanha e tem como intuito financiar pesquisas em diversos campos da saúde. A bolsa pode chegar até 20 mil euros;
- University of British Columbia – A Colúmbia Britânica também disponibiliza bolsas e o estudante pode participar de pesquisas e projetos na Academia.
Conclusão
Cada programa de fellow tem as suas próprias regras e as suas especificações. Então, antes de se candidatar leia o edital.
Caso se encaixe nos requisitos, faça a sua inscrição e tenha a chance de se especializar ainda mais.