As chamadas Community College são bastante comuns na América do Norte, em especial nos Estados Unidos, e se tratam de uma opção interessante para quem sonha em estudar fora.
Afinal de contas, nós sabemos que a educação dos EUA é uma das melhores de todo o mundo. Então, com certeza, estudar lá fará muita diferença na sua vida profissional.
Contudo, as mensalidades são bem altas e não é todo mundo que tem condição financeira para arcar com os estudos no exterior, não é mesmo?
Logo, é aí que surgem as chamadas Faculdades Comunitárias, ou Community College, que são excelentes para quem deseja economizar.
Além disso, fazer um curso superior nos Estados Unidos pode ser a porta de entrada para que você consiga morar de forma legal neste país.
Então, quer entender mais como funcionam essas instituições? Abaixo falamos tudo que você precisa saber sobre elas. Confira!
O que é Community College?
As Faculdades Comunitárias não são comuns no Brasil, especialmente porque não há por aqui instituições de ensino superior como essas.
No entanto, elas são bem comuns nos EUA e se tratam de faculdades que oferecem cursos profissionalizantes com uma duração menor, geralmente de 2 anos.
Os cursos oferecidos por essas instituições são denominados de associate degress e não são reconhecidas como graduação aqui no Brasil e nem nos Estados Unidos.
Logo, o diploma é de Associate Degree e costuma ser mais simples do que um bacharel, servindo como uma espécie de etapa introdutória para a graduação na universidade.
Isso porque, é possível aproveitar as disciplinas vistas durante os anos do curso para eliminar matérias de um curso completo que você queira fazer futuramente.
Apesar de não valer como um diploma de curso superior, com o diploma da Community College você consegue um emprego qualificado nos Estados Unidos e no Canadá.
Aliás, essas instituições foram desenvolvidas exatamente para contribuir na democratização da educação na América do Norte, sendo economicamente mais atrativa que as convencionais.
Vale dizer que elas costumam ser públicas, contando com o gerenciamento dos governos dos estados.
Portanto, podemos dizer que as Community Colleges permitem uma educação técnica e profissionalizante de forma acessível e rápida.
College tradicional X Community – Qual é a diferença?
Apesar da Community ter vários detalhes que podem parecer com uma College Tradicional, existem duas principais diferenças entre elas. Entenda quais são!
Diploma
A principal diferença são os tipos de formação que cada uma delas oferece. Enquanto a universidade tem um curso de bacharelado, mestrado e doutorado, as Community oferecem qualificações e formações de curta duração.
Logo, a formação do aluno em uma Community College envolve o recebimento de um diploma dos Associate Degrees e não há o oferecimento de cursos de bacharelado ou qualquer outro acima dele.
Além disso, o diploma tem uma validade diferente para cada uma. A College tradicional disponibiliza um certificado aceito em todo o mundo.
Por sua vez, o diploma de uma faculdade comunitária é válido somente nos Estados Unidos e no Canadá.
Portanto, se você tem como objetivo retornar ao Brasil após a sua formação, a certificação não valerá para cá, pois o Associate Degree não tem validade no Brasil.
Em razão disso, é muito comum que as faculdades comunitárias funcionem como uma porta de entrada para a College tradicional.
Afinal, é muito comum que os estudantes dessas instituições complementam a formação em uma universidade tradicional, eliminando algumas disciplinas já pagas e completando a graduação em 2 anos.
Valores
Com certeza o que faz com que muitos alunos escolham por uma Community College é o preço.
Em geral, elas cobram anuidades 10 vezes menores que as universidades dos Estados Unidos públicas.
Por ano, um curso feito em uma faculdade comunitária é de 4 mil dólares. Obviamente que o valor pode ser menor, a depender da estrutura da instituição.
O valor mais baixo é explicado facilmente: as Community Colleges não têm foco em projetos de pesquisa e extensão como acontece nas instituições de curso superior tradicionais.
Então, é exatamente por conta disso que os estudantes costumam ir para uma faculdade comunitária durante dois anos e em seguida ingressam em uma College tradicional para obter a certificação de graduação.
Ao fazer isso, o custo total acaba sendo bem inferior a quem estuda exclusivamente em uma universidade tradicional.
Vantagens de uma Community College
Apesar de não oferecerem um diploma de graduação, existem vantagens a se considerar em uma faculdade comunitária. Veja algumas delas abaixo!
Processo de seleção
O processo de seleção nessas instituições de ensino costuma ser mais rápido e até mesmo menos exigente que as faculdades tradicionais e convencionais.
Preço
O valor dos cursos é um atrativo também. De acordo com o site Education Data, o valor de uma universidade pública nos Estados Unidos por ano é de US$ 30 mil, enquanto as faculdades públicas custam a média de US$ 3.500.
Então, quem não tem condições financeiras de arcar com uma graduação tradicional, encontra na Community College uma excelente alternativa para se qualificar.
Possibilidade de transferência
As faculdades comunitárias costumam ter relações diretas com as instituições de ensino superior mais tradicionais, contribuindo assim para que os alunos consigam uma graduação.
Logo, após a finalização do curso de qualificação, é possível conseguir um acordo especial com uma universidade convencional e assim obter um diploma de grau maior.
Esse processo é denominado de ‘2 + 2’ e com 2 anos de faculdade comunitária, é possível transferir para uma graduação e complementar o seu estudo acadêmico em mais 2 anos.
Qualidade no ensino
Não pense que as faculdades comunitárias são ruins. Pelo contrário, elas apresentam conteúdos e ensinamentos de excelente qualidade para os estudantes.
Além disso, elas contam com programas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, áreas que possuem maior demanda no mercado americano.
Como se inscrever em uma Community College?
As Community Colleges são voltadas para atender os alunos locais, não é à toa que recebem esse nome.
No entanto, isso não significa que você não consegue estudar em uma delas sendo estrangeiro. Isso é algo totalmente possível!
Contudo, a aplicação e seleção é feita de forma individual, onde você deve buscar pela faculdade comunitária que deseja estudar e assim realizar a sua inscrição.
Afinal de contas, cada instituição é responsável pelo processo de seleção e eles se diferem de acordo com cada uma delas.
No entanto, de modo mais amplo, as etapas para se inscrever em uma Community College envolvem:
- Realizar o registro junto ao site da universidade;
- Preencher todo o formulário de inscrição;
- Enviar uma cópia do diploma de conclusão do ensino médio e do histórico escolar;
- Apresentar o certificado de proficiência em inglês;
- Comprovar a capacidade financeira.
Melhores Community Colleges
Para finalizar, fizemos uma lista com as 5 melhores faculdades comunitárias. Veja:
- State Technical College of Missouri – localizada em Linn e tem mais de 30 programas de treinamento técnico;
- College of San Mateo – tem mais de 100 programas voltados para a graduação após a finalização do curso. Localizada próximo ao Vale do Silício;
- Butte College – disponibiliza mais de 150 cursos para os alunos e é uma das maiores em termos de matriculados, com mais de 17 mil estudantes ativos;
- Saddleback College – Nela você tem cerca de 190 programas e mais de 250 cursos. Está localizada na Califórnia, em South Orange.
Conclusão
A Community College é uma forma de estudar nos Estados Unidos sem precisar gastar muito. Afinal de contas, são mais econômicas que as instituições tradicionais e ainda são consideradas de excelente qualidade.