Buscando sua viagem...

Como conseguir Cidadania Americana

Obter a cidadania americana é o desejo de muitos brasileiros, apesar de que não são todos que conseguem cumprir os requisitos para obtê-la, é fundamental entender que não é algo possível.

Afinal de contas, residir nos Estados Unidos de modo legal e ter os mesmos direitos que qualquer outra pessoa que nasceu por lá é realmente um grande sonho.

Isso porque, os EUA é a maior potência de todo o mundo, a moeda deste país é que comanda todo o mercado e a língua americana é a universal.

Então, se você tem o desejo de se tornar um cidadão americano obtendo a cidadania, aqui vamos explicar tudo que você precisa saber. Veja!

O que significa conseguir a cidadania americana?

Como o próprio nome já deixa evidente, essa cidadania lhe dá o direito de ser considerado um cidadão americano, mesmo que você não tenha nascido nos Estados Unidos.

Logo, uma vez naturalizado, você passa a ter todos os direitos de quem nasceu no território americano, o que envolve:

  • Boas oportunidades de trabalho e estudo;
  • Comprar um imóvel com uma entrada pequena e taxas de juros condizentes;
  • Participar como votante das eleições;
  • Entrar e sair dos EUA quando quiser e sem notificar as autoridades;
  • Exercer cargos públicos e muito mais.

Cidadania X Green Card

Aqui é um ponto que acaba gerando muita confusão, pois algumas pessoas acreditam que a cidadania é a mesma coisa que o Green Card, mas não, são coisas bem diferentes.

Para começar, o Green Card é um cartão que garante às pessoas estrangeiras que residem em solo americano a chance de morar e trabalhar de maneira legal por lá.

Logo, ele não confere ao imigrante todos os direitos que um cidadão americano possui, o que faz isso é a cidadania.

Afinal de contas, com a cidadania americana você passa a ter todos os direitos, não apenas a chance de trabalhar e morar nos Estados Unidos.

Inclusive, quem é cidadão americano consegue passar a cidadania automaticamente para os filhos, enquanto quem tem o Green Card não possui esse mesmo direito.

Quem tem direito à cidadania americana?

Agora que você entendeu esses pontos principais, é o momento de conferir quem tem direito a esta cidadania. Existem dois principais grupos. Confira abaixo!

Nascidos nos EUA ou com descendência 

Pessoas que nasceram nos EUA ou em algum território que seja pertencente ao país, contam com o direito de serem considerados americanos, mesmo que os pais tenham outra origem.

Além disso, aqueles que nasceram nos Estados Unidos e possuem filhos, não importa se são biológicos e adotivos, são considerados também cidadãos americanos.

Naturalização 

Outra maneira de ter direito a se tornar um cidadão americano é através da naturalização, o que é permitido para jovens menores de idade que não nasceram nos EUA, mas que possuem pelo menos um dos pais naturalizado americano.

Neste caso, será necessário que um dos pais prove que viveu nos Estados Unidos no momento que for fazer o registro para que ele se torne um cidadão americano também.

Segundo o Governo dos EUA, um dos pais deve comprovar que viveu nos EUA por no mínimo 5 anos, sendo que dois desses anos devem ter sido acima de 14 anos.

Se o filho é de um americano com estrangeiro e a relação não era oficializada como casamento, o melhor é procurar pela orientação da assistência do consulado.

Além deles, quem tem direito a cidadania americana também são aquelas pessoas que possuem Green Card por conta de:

  • Trabalho;
  • Noivado ou casamento;
  • Investimentos;
  • Familiar de um cidadão americano e que é sustentado por essa pessoa.

Como conseguir a cidadania americana?

Segundo as informações do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), existem quatro maneiras de se obter a cidadania dos EUA. Veja!

1 – Morar nos EUA de forma permanente

Estrangeiros que são residentes permanentes, com mais de 5 anos, e que possuam o Green Card, podem fazer a solicitação da naturalização americana. 

Para tal, se faz necessário atender alguns requisitos, são eles:

  • Ter no mínimo 18 anos;
  • Saber falar, escrever e ler em inglês;
  • Não possuir nenhum antecedente criminal;
  • Conhecer a história dos EUA.

2 – Cidadania por casamento

Outro modo de obter a cidadania americana é através do casamento com um americano (a).

Para tal, é preciso que você já tenha um Green Card e esteja morando nos Estados Unidos.

3 – Ser filho de americano 

Pessoas que não nasceram em solo americano, mas que são filhas de americanos, conseguem a cidadania também.

Neste caso, existem duas maneiras de se obtê-la, veja:

  • No nascimento;
  • Após o nascimento, mas desde que ainda seja menor de idade.

4 – Servir no exército americano 

Você também ainda tem a chance de conseguir a cidadania dos EUA caso sirva ao exército americano.

Então, se em algum momento da sua vida você já serviu ao exército americano, é muito provável que você seja elegível a cidadania. 

Passo a passo para dar entrada no processo de cidadania americana

Se você tem direito a cidadania americana, existem algumas etapas a serem seguidas para dar entrada no processo e conseguir essa naturalização. Veja abaixo:

  • Crie uma conta no site USCIS, só clicar aqui para isso;
  • Preencha todas as informações e envie o formulário N-400;
  • Na data e hora do local informado pelo USCIS, você deve fazer a coleta da digital;
  • Faça a entrevista de teste de inglês agendada pelo próprio USCIS;
  • Passando em todas as etapas, você irá participar de uma cerimônia voltada para a naturalização, onde deve realizar o chamado juramento de fidelidade aos Estados Unidos.

Vale citar que existem custos para tirar a cidadania, são eles:

  • US$ 640;
  • US$ 85 para a coleta da biometria.

Quanto tempo leva o processo?

O tempo total do processo de cidadania americana não é bem definido, pois tudo depende das demandas do Estado. Contudo, de forma geral, ele gira em torno de 12 meses.

Quem é naturalizado americano, perde a cidadania brasileira?

O Brasil é um país que não permite que seus cidadãos tenham a chamada dupla cidadania sem que seja em razão de laços sanguíneos, que é exatamente o caso da cidadania e naturalização americana.

No entanto, entenda que a perda da nacionalidade brasileira não acontece de modo automático.

Para que ela ocorra, existe a necessidade de o juiz do Ministério da Justiça realizar o decreto do ato.

Apesar disso, não há um sistema que alerta o Brasil de um cidadão se tornou americano. Então, as chances de esse tipo de processo acontecer são baixas.

É claro que se você praticar algum crime, aí sim ocorre a perda da cidadania brasileira para que você seja julgado em solo americano. 

Além disso, a constituição brasileira estabelece que aqueles que conseguirem a cidadania americana ou qualquer outra que não seja em razão de laço sanguíneo, só percam a cidadania do Brasil se o país exigir a naturalização para permanecer e exercer os direitos em seu território. 

Conclusão

Agora você já tem todas as informações referente a cidadania americana. Caso cumpra os requisitos, faça a sua solicitação seguindo as orientações dadas aqui.

No entanto, se você tiver dúvidas ou precisar de orientação, o mais interessante é contar com um advogado de imigração, profissional capacitado para lhe ajudar a agilizar seu processo e amenizar erros.