Buscando sua viagem...

Bolsas de Intercâmbio de até 50 Mil Euros para Pesquisadores pelo GDF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) está incentivando pesquisadores doutores brasileiros a participarem de projetos na Europa financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (ERC). Através da Chamada ERC IA-CONFAP-CNPq 2023, a FAPDF investirá 50 mil euros em quatro projetos de pesquisa, com cada projeto podendo receber até 12.500 euros, convertidos em reais.

O objetivo é cobrir despesas relacionadas ao deslocamento, como passagens aéreas de Brasília para a Europa e custos associados à implementação do projeto. Os detalhes sobre as despesas elegíveis estão disponíveis no edital no site da FAPDF.

Os pesquisadores interessados em participar precisam ser indicados pelo coordenador de um grupo de pesquisa financiado pelo Conselho Europeu e devem atender a alguns requisitos, incluindo ser brasileiro nato ou naturalizado, ter um título de Doutor, residir no Distrito Federal ou na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (Ride), além de estar vinculado a instituições científicas, tecnológicas e de inovação sediadas no DF.

Os temas de pesquisa são definidos pelo Conselho Europeu e abrangem áreas como biologia molecular, genética, matemática, física de matéria condensada e muito mais.

A gerente do Programa de Bolsas da FAPDF, Veridianne Nery, ressalta que esse financiamento é vital para o desenvolvimento da pesquisa no Distrito Federal e que pode resultar em avanços significativos. Além disso, ela destaca a oportunidade de internacionalização do conhecimento por meio do intercâmbio com pesquisadores estrangeiros.

As propostas aprovadas poderão ser realizadas em um período contínuo de 6 a 12 meses ou divididas em visitas curtas até dezembro de 2025, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. O prazo para submissão de projetos encerra em 7 de dezembro de 2023.

Além disso, estão abertas as inscrições para a Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ 2023 (BiodivNBS), que oferece 100 mil euros em dois projetos de pesquisa e inovação. Os projetos devem ter soluções baseadas na natureza para a biodiversidade e o bem-estar humano. As inscrições para as pré-propostas vão até 10 de novembro, com início dos projetos previsto para 1º de dezembro de 2024.

Os detalhes completos sobre as chamadas podem ser encontrados no site da FAPDF (clique aqui).