Dois estudantes exemplares provenientes de escolas em São Gonçalo e da Baixada Fluminense foram escolhidos para representar o estado do Rio de Janeiro na edição de 2024 do renomado programa Jovens Embaixadores.
Beatriz Ferreira da Costa, do Colégio Estadual Dorval Ferreira da Cunha, em São Gonçalo, e João Pedro Ribeiro Mendonça, do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, viajarão para Washington D.C. em janeiro do próximo ano para participar do intercâmbio de duas semanas promovido pela iniciativa patrocinada pela embaixada e consulados americanos no Brasil.
Durante a visita à capital americana, juntamente com os representantes dos demais estados brasileiros, Beatriz e João Pedro participarão de oficinas focadas em liderança e empreendedorismo, reuniões com representantes do governo e visitas a escolas locais.
Além disso, terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil, seus estados e os projetos inscritos no programa.
Após esses encontros, cada estudante será destinado a um estado-anfitrião, entre Flórida, Michigan ou Oklahoma, onde serão acolhidos por famílias voluntárias, vivenciando a cultura e o cotidiano americanos.
A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, expressou sua satisfação ao ver a rede pública estadual sendo representada por estudantes “extremamente talentosos”.
A participação nesse intercâmbio internacional abrirá portas para experiências enriquecedoras, além de oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional para esses jovens – disse Joilza.
Beatriz Ferreira da Costa, 18 anos, do último ano do Ensino Médio, apresentou o projeto “Palavras Que Salvam”, que busca democratizar o acesso à escrita criativa entre jovens brasileiros.
Sua iniciativa organiza concursos e workshops, incentivando o gosto pela leitura, escrita e desenvolvimento de habilidades literárias.
Eu fiquei sem palavras ao saber que tinha sido selecionada. É uma honra ter a oportunidade de representar o meu estado e a minha escola nesse programa tão incrível. Estou ansiosíssima para conhecer os outros 45 jovens embaixadores e dividir esse aprendizado com eles. Eu tenho muito orgulho de ser brasileira e será um prazer apresentar um pouco da nossa cultura – afirmou Beatriz.
João Pedro Ribeiro Mendonça, 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio, foi escolhido com seu projeto sobre o grêmio estudantil “4All”.
O grêmio trabalha para superar barreiras dentro da unidade escolar, priorizando o direito dos jovens a uma educação de qualidade, cultura, esporte e segurança, independentemente de cor, gênero ou crença.
Senti uma felicidade imensa com a notícia. Ver o fruto do meu esforço me tocou profundamente. Espero coisas incríveis para essa minha temporada fora do país. Muito aprendizado, diversão e a oportunidade de fazer contatos e amigos para o resto da vida – compartilhou João Pedro.
A grande jornada a partir do Rio de Janeiro
Embarcando no dia 19 de janeiro, Beatriz e João Pedro carregarão consigo não apenas a responsabilidade de representar o estado do Rio de Janeiro, mas também a expectativa de vivenciar uma experiência única de aprendizado, crescimento e intercâmbio cultural nos Estados Unidos.