O governo de São Paulo lançou o programa “Prontos Pro Mundo” nesta segunda-feira, 6, com o objetivo de conceder mil bolsas de intercâmbio gratuitas para alunos do ensino médio da rede pública.
Os destinos contemplados serão colégios em cinco países: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra. A experiência está programada para iniciar em 2025, com a duração de um semestre.
Como parte do programa, no ano anterior, será oferecido um curso online de inglês para 70 mil estudantes, atuando como uma fase de pré-seleção para o intercâmbio.
O evento de lançamento ocorreu durante a manhã desta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo, com a presença de dezenas de alunos da rede pública.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) destacou que o programa é apenas o início, e a intenção é ampliá-lo no futuro.
A proposta do programa, que ainda precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), tem um custo estimado de R$ 120 milhões.
O “Prontos Pro Mundo” será dividido em duas fases. Na primeira fase, os alunos do 1º ano do ensino médio que apresentarem alto desempenho e frequência escolar terão acesso a um curso de inglês no contraturno escolar.
O desempenho será avaliado por meio do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A segunda fase consistirá no intercâmbio, destinado aos alunos no 2º ano, com um edital de seleção específico para cada etapa.